Fábula

Fábula é uma pequena narrativa em que se aproveita a ficção alegórica para sugerir uma verdade ou reflexão de ordem moral, com intervenção de pessoa, animais e até entidades inanimadas. (Modeiro Dicionário de Língua portuguessa-Michaelis)

Características das Fábulas:

A fábula trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso, o não ser tolo.

Muitas vezes, no finalzinho das fábulas aparece uma frase destacada chamada de MORAL DA HISTÓRIA, com provérbio ou não; outras vezes essa moral está implícita.

Não há necessidade de descrever com muitos detalhes os personagens, pois o que representam nas fábulas (qualidades, defeitos) já é bastante conhecido.

Tempo indeterminado na história.

É breve, pois a história é só um exemplo para o ensinamento ou o conselho que o autor quer transmitir.

Conflito entre querer / poder.

O título não deve antecipar o assunto, pois não sobraria quase nada para contar.

A resolução do problema deve combinar com a sua intenção ao contar a fábula e com a moral da história.
CRÉDITOS: http://www.alessandrataelp.blogspot.com/
http://conexaoeducandoeaprendendo.blogspot.com/




O ursinho solitário

Existia um ursinho que vivia sempre sozinho, mas um dia muitos ursinhos mais populares, mais inteligentes,segundo ele, se aproximaram e se tornaram seus amigos.
Em todos os lugares que iam, se divertiam muito e sempre que se metiam em furada ou precisavam de ajuda, o ursinho solitário salvava o pelinho dos outros ursinhos.
Todos os dias se encontravam e os amigos ursinhos o elogiavam, diziam que o ursinho era o máximo. O ursinho que antes era solitário estava muito feliz, pois agora tinha amigos e não queria perder esses amigos de jeito nenhum.
Um dia o ursinho chegou e eles estavam comentando de como a festa do dia anterior tinha sido legal e o ursinho ficou boiando na parada. Só depois ficou sabendo que tinha sido a festa de um dos ursinhos e nem sequer foi convidado. Os ursinhos inventaram uma história para tentar se desculpar e o ursinho pensou:
-Eles são meus amigos, devem ter esquecido! Deixa pra lá!
Mais uma vez se viram em apuros e chamaram o ursinho, que logo ajudou. Na manhã seguinte, o ursinho recebeu a notícia de que todos os ursinhos da floresta iam ter que se dividir em grupos para um treino de sobrevivência na floresta e quem ficasse sozinho, que arrumasse um grupo ou fizesse o treino sozinho.
O ursinho correu para os seus amigos, certo de que se uniriam nessa aventura, mas quando chegou perto os ursinhos o ignoraram e se dividiram em grupos sem nem se importar com a presença do ursinho.

Moral da história: Quando estamos em apuros percebemos se os “amigos” que estão ao nosso lado são realmente nossos amigos.

0 comentários:

Postar um comentário