Artigo de Opinião

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis. Logo, as idéias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final É muito comum artigos de opinião em jornais e revistas. a intenção é atingir todo tipo de leitor. Uma característica muito peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de informações precisas. Como dito anteriormente, a linguagem é objetiva e aparecem repletas de sinais de exclamação e interrogação, os quais incitam à posição de reflexão favorável ao enfoque do autor. Outros aspectos persuasivos são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas, contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior clareza às idéias. Geralmente, é escrito em primeira pessoa, já que trata-se de um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa. Fonte:

Escola: Espaço de aprendizado e construção da autonomia ou espaço de exclusão?

Muitos tem defendido a escola como um espaço de aprendizagem, de socialização, em que a criança adquire autonomia, capacidade de refletir,pensar criticamente.
Mas será que escola tem sido espaço de formação de autonomia, de socialização do indivíduo ou tem sido local de exclusão e formação única e exclusivamente para o mercado de trabalho?
Muitas escolas tem sido retrato da exclusão, de reprodução de conteúdos,de classificação dos alunos. As informações são passadas de forma técnica sem levar em conta o conhecimento que as crianças já possuem, sem levar em conta seu cotidiano. São passadas de forma fragmentada e sem sentido visando apenas a formação para o mercado de trabalho. Atuando como um local de repressão da autonomia e do pensamento crítico em vez de liberdade de autonomia e de pensamento, uma vez que é tudo tão programado, fragmentado, mecânico.
A escola realmente é um espaço importante de aprendizagem,porém muitas escolas não tem cumprido esse papel, colocando na escola e na educação a responsabilidade apenas de preparar tecnicamente para o mercado de trabalho. Sendo assim um local de exclusão, um "quartel militar" em que é tudo é muito rigoroso e delimitado.
Existem também escolas que fazem um belo trabalho, que prezam a reflexão e a autonomia, a formação de um indivíduo tanto para a vida social quanto para a aquisição de uma profissão.
Só nos resta ficarmos atentos ao tipo de escola que nos cerca, a que propósito essas escolas estão servindo: se a aprendizagem e autonomia ou exclusão.

Créditos:http://conexaoeducandoeaprendendo.blogspot.com/

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